domingo, 1 de maio de 2011

FREQUENCIAS SONORAS COMO ESTÃO DIVIDAS E FUNCIONAM

FREQUENCIA:


A Freqüência é medida em vibrações por segundo, ou seja, aquele gravão que você sente dentro do carro bem extenso “TUmmmmm” fica entre 100 a 25hz , ou seja vai de 100 vibrações por segundo até 25 vibrações por segundo, onde, o ouvido humano consegue ouvir melhor, a partir de 35/40hz para cima! A Faixa útil de freqüências vai de 20hz à 20.000hz em média!

EQUALIZACAO:  Temos que saber que “Nenhum falante consegue tocar TODAS as freqüências”, então precisamos de um “Conjunto” de falantes, que juntos, e bem regulados, respondam em “Equilibrio” a maior faixa de freqüência possível!

*Imagine um som que vai de 20hz à 20khz planos, sem quedas, isso seria um “som perfeito” !!

Para entender melhor como os falantes funcionam vamos “dividir” as freqüências :

- SUB-GRAVE: É aquele grava BEM extendido, que fica entre 20~60hz;

- GRAVE:  É uma freqüência mais firme, rápida , entre 60~200hz ;



- MÉDIO-GRAVE:  Para entender melhor podemos dizer que é onde “começa a terminar” o grave, e inicia aquela voz encorpada, batuques, batidas bem secas, sons de vários instrumentos no meio da música”;

- MÉDIO:  É a freqüência da “VOZ” ou seja, ela fica entre 400hz à 6000hz em média;

- AGUDO: 
É quando o falante, (normalmente tweeter), consegue vibrar mais de 6 Mil vezes por segundo dando aquele som “Tssss, Tchhh” , os drivers de Titanium conseguem dar Voz+Agudo!




ISSO É APENAS UM RESUMO DA AMPLA E IMPORTANTE ÁREA DO SOM AUTOMOTIVO CHAMADA FREQUENCIA, ONDE MUITOS PROFISSIONAIS DEIXÃO A DESEJAR!

Nenhum comentário:

Postar um comentário